Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Navegar num mar de letras

Um blogue que permitirá, aos seus autores, navegar pelas letras contando algumas histórias. E dedicado a quem ainda tem paciência para ler pessoas que gostam de andar por aí sem bússola.

Navegar num mar de letras

Um blogue que permitirá, aos seus autores, navegar pelas letras contando algumas histórias. E dedicado a quem ainda tem paciência para ler pessoas que gostam de andar por aí sem bússola.

Na alvura da tua pele me perco

por golimix, em 09.04.15

escravos.jpg

Estamos numa época onde a escravatura ainda é usada como mão de obra nas fazendas produtoras de café. Ainda virá um tempo feliz em que isso não acontecerá, e a jornada na roça será paga. Mal paga, é certo, mas ainda assim sem o chicote nas costas e as noites mal dormidas no chão de uma senzala onde sobejam os negros e carece o espaço. E é aqui, nesta fazenda do sudeste Brasileiro, onde nascerão duas crianças alheias ao ódio, ao racismo, e sobretudo a esta era de homens de mentes tacanhas.

 

Maria das Dores a escrava, tratada por Dodô, a preferida da Sinhá Amália tomou-se de amores por um dos guardas de escravos. Um dos moles, que se deixam levar pelos encantos de uma bela negra, dessa paixão ilícita resultou uma gravidez. O homem quase fora expulso da fazenda pelo seu terrível patrão, que era tratado por Patrão Paes de Andrade! Mas veio em seu auxílio, e da Dodô, a sua jovem patroa que, apesar de tudo, criara uma certa habilidade para persuadir o marido a seguir as suas ideias fazendo-o crer que eram dele. Até porque ela mesma também estava de esperanças e nunca se deve deixar uma mulher nesse estado sem se tentar cumprir os desejos pretendidos. E lá casaram a Dodô e o seu pobre Justino Silva, que nem sabia bem o que lhe acontecera. E passou de guarda de escravos a ajudante da casa grande. Um posto mais adequado a quem tem por esposa uma negra.

 

Sinhá Amália mantinha um casamento sem amor, como tantas vezes acontecia naquele tempo, com um homem viúvo, rude e quase trinta anos mais velho que ela! Mas tivera que obedecer ao pai, que devia uns favores ao seu vizinho de terras, o Manuel de Oliveira Paes de Andrade. Ela fora educada para viver para a casa e para o marido. Era sua obrigação ser uma  boa esposa. No início fora-lhe difícil a vida ali. Longe de quem conhecia, já que para se chegar à fazenda vizinha era necessário percorrer-se quilómetros. Valeu-lhe a abençoada companhia de Maria das Dores, a Dodô. Rapariga inteligente e excelente cozinheira, além de devotada à sua amiga Sinhá. As duas engravidaram mais ou menos ao mesmo tempo, Dodô levava um avanço de dois meses. E isso tornava a vida de Amália um pouco mais alegre. Ela era uma mulher doce, amável, solidária e amiga. Enfim, a antítese do seu marido. Mas deu Deus essa sorte aquele lugar. Uma beleza suave, uma lua para amenizar a agrura dos seus dias do intenso calor solar.

 

E foi naquela noite que tudo se precipitou....

 

Continua...

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D