Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Navegar num mar de letras

Um blogue que permitirá, aos seus autores, navegar pelas letras contando algumas histórias. E dedicado a quem ainda tem paciência para ler pessoas que gostam de andar por aí sem bússola.

Navegar num mar de letras

Um blogue que permitirá, aos seus autores, navegar pelas letras contando algumas histórias. E dedicado a quem ainda tem paciência para ler pessoas que gostam de andar por aí sem bússola.

Na alvura da tua pele me perco - parte V

por golimix, em 22.04.15

 

SP.jpg

continuação daqui

 

A vida numa grande cidade fora inicialmente um choque para Alice. Mas depressa se habituou! A casa que o irmão habitava não era tão grande como a fazenda, mas mesmo assim tinha bastantes cómodos. Além disso, havia alegria! Não havia trabalho escravo. O irmão alforriou-os todos os negros que tinham em casa!

 

Havia um jovem rapaz, Victor, um negro, que o acompanhava muitas vezes ou então ajudava nos trabalhos mas pesados da casa. Mas  Alberto pagava-lhe pelo trabalho. Bem como à cozinheira, uma viúva e a jovem filha da mesma, que tinha cerca de 16 anos, que tinham pequenas acomodações nas traseiras da casa principal, e que Beatriz mandara construir. A casa não era muito grande mas dava o seu trabalho mantê-la. E todos o faziam com boa disposição. Alice e a jovem negra, que dava pelo nome de Flor , filha da cozinheira, depressa se tornaram amigas. Quanto Beatriz, a sua jovem tia, transformou-se na irmã que ele nunca teve. Alice estava feliz, embora essa felicidade se turvasse sempre que pensava na fazenda e quando recebia as cartas da mãe, apesar desta lhe dizer que estava tudo bem, parecia que em cada frase estava escrito o contrário do que lia.

 

Os serviços de Alberto como médico começavam por ser, e devido à sua dedicação, muito requisitados, e ele tinha acabado de contratar outro jovem, filho de escravos, homem livre, para o ajudar num consultório que decidira estabelecer na cidade. O tio ajudava todos sempre que podia, e isso incluía homens, que devido à sua cor, não arranjavam emprego com facilidade.

 

Alice acordava lentamente para uma realidade completamente diferente da que estava habituada. Foi percebendo que por ali o tio não era o único que proclamava a liberdade para todos. Existiam com frequência reuniões onde se discutia a abolição da escravatura. Percebeu que o tio era um abolicionista! E pela primeira vez soube o significado dessa palavra. Soube também, que essas ideias não eram novas, já tinham a sua força desde 1870! Estavam em 1883 e ela nada sabia sobre isto! Nas fazendas de café, principalmente as mais afastadas de toda a informação, e que dependiam do trabalho escravo, tentava-se abafar toda um revolução prestes a estourar!

 

E com todas estas novidades o tempo foi passando e a fazenda foi ficando cada vez mais distante... Estava agora com 19 anos. O tio permitira-lhe estudar num colégio de freiras. Ajudava Beatriz no governo da casa e volta e meia iam a reuniões sobre a abolição com o tio. E foi numa dessas reuniões que o viu pela primeira vez.

 

Alguém discursava, de forma eloquente, sobre as atitudes a tomar para acabar com o trabalho escravo. Nessas reuniões estava sempre muita gente, que incluía homens de todas as cores e também algumas mulheres. Sentiu que alguém a observava e foi ao encontro daquele olhar. Um jovem mulato contemplava-a, e ela teve a nítida sensação que conhecia o portador daqueles olhos negros. Mas depressa ele se diluiu no mar de gente que ali se encontrava, e só quando todos desaguaram dali para fora é que o tio Alberto, que saíra de perto delas com uma desculpa, ressurgiu com ele.

- Meninas quero apresentar-vos o meu funcionário, que trabalha comigo no consultório. Este é Maurício!

O jovem inclinou-se e Beatriz estendeu-lhe a mão, para ser segurada com gentileza, seguida por ela, Alice, que sentir aquele toque todo o seu corpo, todos os sentidos, ficaram em alerta. Como se a avisassem de algum perigo.

- Muito prazer! - O jovem falava numa voz doce e meiga. Música para qualquer ouvido.

- Olá meu jovem! Terá que ir a nossa casa um destes dias comer uma fatia de bolo da nossa querida cozinheira. Garanto-lhe que Anastácia faz um quindim maravilhoso! - Sorria Beatriz

Alice manteve-se calada todo o tempo. Quando chegaram a casa não susteve mais a curiosidade. E questionou o tio.

- Tio Alberto diga-me. O que sabe de Maurício?

- Minha querida, pouco sei... sei o que me interessa. Que é um bom trabalhador, esforçado, honesto, atento e que vive  numa pequena casa mais afastada. Mas porquê essa curiosidade?

- Não sei... há algo nele que me diz que o conheço...

 

E Alice não se enganava e mais um encontro inesperado com Maurício revelaria algumas surpresas e também lhe trariam acontecimentos imprevistos. O seu mundo estaria, mais uma vez, prestes a mudar.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    De golimix a 22.04.2015 às 15:00

    Obrigada pela presença

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    Arquivo

    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2015
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D